Eduardo Zebini é o novo Diretor de Mídia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A área recentemente criada estará focada na gestão de direitos esportivos e na otimização da distribuição dos conteúdos gerados a partir de produtos desenvolvidos pela CBF.
Jornalista de formação, Zebini construiu uma carreira de destaque em veículos da mídia nacional e internacional e assume agora o desafio de ampliar as estratégias de globalização do futebol brasileiro, com foco em novas formas de remuneração e em plataformas de distribuição inovadoras. Ele reportará diretamente ao Presidente da CBF, Rogério Caboclo.
“Os desafios de quem gera conteúdo são cada vez maiores, seja na distribuição ou na geração de novas receitas. O Edu Zebini é mais um profissional de grande qualidade que se soma ao time de administração da CBF para ampliarmos nossa atuação nessas áreas. Nossa meta é veicular ao vivo todas as 20 competições coordenadas pela CBF hoje. Queremos proporcionar futebol de qualidade de segunda-feira a domingo, em várias plataformas, na medida da demanda do torcedor”, ressalta Caboclo.
Zebini dirigiu duas grandes emissoras de televisão no Brasil nos últimos 23 anos. De 1996 a 2009 foi Diretor de Esportes da Record e de 2011 a 2020 foi o Diretor Geral da Fox Sports Brasil. Em seu currículo constam a cobertura e transmissão de seis Copas do Mundo e cinco edições de Jogos Olímpicos. Na área de direitos, esteve à frente da aquisição de direitos de transmissão de Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, Mundial de Clubes, Copa Libertadores da América, além de outros eventos esportivos como Moto GP, Bellator, Nascar e Fórmula E.
Foto: Thais Magalhães/CBF
Brasil
O universo dos eventos esportivos é um dos mais prejudicados com a crise econômica e na saúde pública causado pelo novo coronavírus (Covid-19). Há pouco dias foi anunciado o adiamento dos Jogos Olímpicos e todos os campeonatos das mais diversas modalidades estão parados.
Nos eventos participativos, o impacto é tão grande quanto todos os outros. São centenas de eventos adiados por todo o Brasil, entre corridas, ciclismo, triathlon e natação, além disso, há outro efeito colateral econômico: as inscrições.
Pensando na sobrevivência do mercado, pela primeira vez na história, mais de 150 organizadores de eventos esportivos e apoiadores do mercado de todo país se reuniram num único movimento para fortalecimento em continuidade das empresas, já que um mercado antes em expansão, encontra-se em perigo.
Segundo informações da plataforma de inscrições Ticket Agora, mais de 230 eventos já foram adiados nas últimas semanas, fato esperado diante do cenário que impede aglomerações de pessoas até que a proliferação do vírus seja controlada. A grande maioria, mais de 90% dos eventos foram adiados e não cancelados. “Diante dessa situação que estamos vivendo, a queda nas vendas de inscrições é uma realidade, mesmo para aqueles eventos do segundo semestre, chega a 98%”, afirma a plataforma Ticket Agora.
Está em risco uma força de trabalho com milhares de pessoas. Sem nenhuma receita, já que patrocinadores também cortaram verbas, a sobrevivência de eventos participativos, tanto os tradicionais, quanto os promissores, está em jogo.
O movimento #JUNTOSPELOESPORTE tenta recuperar o engajamento de atletas amadores por todo o Brasil, sem pedir que as pessoas saiam de casa agora, mas que, se possível, apostem na força dos eventos que vêm por aí, ainda em 2020 e mantenham suas inscrições.
Em Manaus, a TO GOAL Sports Ventures e a NeoCompetição aderiram à campanha.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender, a partir desta segunda-feira, dia 16/3, por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.
“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.
Em relação aos campeonatos estaduais, as Federações Estaduais de futebol, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local.
A CBF seguirá em permanente contato com o Ministério da Saúde, unindo esforços para que o país e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade.
Morreu neste sábado (29), aos 80 anos, José Rui de Mattos Amorim, a lenda da sinuca Rui Chapéu, que ficou famoso pela parceria com o narrador esportivo Luciano do Valle no programa “Show do Esporte”, da TV Band. A informação foi publicada nas redes sociais do baiano. Ele passou mal de madrugada, foi hospitalizado e não resistiu a um infarto. “Esse é um post daqueles que nunca gostaríamos de fazer. O Rui faleceu hoje. Todos estamos muito tristes e abalados. Estamos fazendo esse post em respeito a todos os amigos e fãs do Rui. Assim que possível daremos mais notícias”, informou a publicação.
O velório de Rui Chapéu séria realizado a partir das 18h30, no Cemitério São Pedro, no bairro Vila Alpina, em São Paulo. A cerimônia de cremação acontecerá no crematório da Vila Alpina ao lado do cemitério São Pedro à meia-noite, do dia 1º de março.
Rui Chapéu ajudou a popularizar e a quebrar o preconceito em relação à sinuca, que era vista como uma atividade ligada a mafiosos. Fez sua estreia no Show do Esporte em 1984, depois de vencer um desafio em que bateu os 12 melhores jogadores de sinuca do país. Permaneceu no ar por oito anos, com aparições aos domingos. Neste período na televisão, o jogador fazia desafios e enfrentou algumas vezes o inglês Steve Davis, considerado o Pelé da sinuca na época. Rui Chapéu começou a praticar o bilhar aos 12 anos em Itabuna (BA), cidade onde passou a infância e a adolescência. Mudou-se para São Paulo na década de 1970. Na capital paulista, passou a ganhar dinheiro desafiando outros jogadores em bares do Centro. Ficou conhecido por sempre jogar usando uma boina branca na cabeça, daí o apelido. Logo, ele entrou para o grupo de 30 tacos fortes de São Paulo e foi coroado o melhor da sinuca. Com a fama, começou a viajar e desafiar adversários de outras cidades do país, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia. Em 1979, chegou a participar algumas vezes de um programa que Silvio Luiz tinha na TV Record.
Vai rolar a bola para o Brasileirão 2020. Antes do início da disputa, os torcedores puderam matar a curiosidade e conhecer a tabela com os 380 jogos que movimentam a liga mais disputada do mundo. Os confrontos foram divulgados durante o conselho técnico da Série A do Campeonato Brasileiro, que foi realizado nesta quinta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro deve acontecer entre os dias 2, 3 e 4 de maio, que formam a data-base dos jogos de estreia dos 20 times. Atual campeão, o Flamengo receberá o Atlético-MG, no jogo que marca a abertura do Brasileirão. A partida é ainda uma reedição da final do Brasileiro de 1980, assim como o duelo entre Palmeiras e Vasco da Gama, em São Paulo, que repetem o confronto que decidiu o título de 1997.
Confira todos os jogos da primeira rodada do Brasileirão Série A 2020:
Flamengo x Atlético-MG
Botafogo x Bahia
Palmeiras x Vasco da Gama
Santos x Red Bull Bragantino
Corinthians x Atlético-GO
Grêmio x Fluminense
Sport x Ceará
Coritiba x Internacional
Fortaleza x Athletico
Goiás x São Paulo
Após 38 rodadas de disputa, os torcedores conhecerão o campeão brasileiro de 2020. A rodada final do Brasileirão está marcada para o dia 6 de dezembro.
Uma justa homenagem a um homem que tanto fez por nós. Nesta quinta-feira (20), foi a revelada a estátua de cera de Pelé, o Rei do Futebol, no Museu Seleção Brasileira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ).
Para celebrar esta inauguração, foram convidados nove tricampeões mundiais, que estiveram com Pelé na conquista da Copa do Mundo de 1970. Ado, Brito, Clodoaldo, Dario, Edu, Jairzinho, Leão, Piazza e Roberto Miranda estiveram no Museu Seleção Brasileira, além de Alexandre Torres, filho de Carlos Alberto Torres, representando o saudoso capitão.
Os eternos heróis foram recebidos pelo Presidente da CBF, Rogério Caboclo, pelo vice-presidente Antonio Carlos Nunes, pelo secretário-geral da CBF, Walter Feldman, e pelo atual técnico da Seleção, Tite.
“É uma emoção, uma honra e um privilégio receber os campeões do tri. Tê-los aqui e iniciar, a partir de hoje, as honrarias, os cumprimentos, pela comemoração dos 50 anos do tricampeonato me deixa emocionado. Quero agradecer aos senhores pela presença e dizer que a CBF está aberta e quer ter os jogadores e ex-jogadores incorporados a ela plenamente e eternamente”, disse o presidente Rogério Caboclo em discurso aos tricampeões.
O Tarumã é campeão da II Copinha Amazônia Sub-19, competição disputada no último final de semana em Boa Vista-RR. Após o empate de 1 a 1 no tempo normal, o Lobo do Norte venceu o Atlético-RR por 3 a 2 e levantou a taça neste domingo (2).
O jogo foi bastante equilibrado, mais o Tarumã foi em busca da vitória e abriu o marcador na primeira etapa, com um gol de Riquelme. Porém, no segundo tempo o Atlético-RR empatou e o jogo foi para as penalidades máximas, com a equipe dirigida pelo técnico José Maria Lobo vencendo e levantando a taça de campeão.
“Nossa equipe tem evoluído a cada jogo nesta pré-temporada, nos preparando para o Campeonato Amazonense deste ano. Os atletas colocaram em prática o que estamos treinando e o resultado já começa aparecer com esse título interestadual, valorizando ainda mais os trabalhos realizados nas categorias de base do Esporte Clube Tarumã”, disse o técnico campeão.
Texto: Willian D´Ângelo – Foto: Divulgação
Brasil x Paraguai, no dia 12 de outtubro de 2021, será um dos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A novidade é que ele será disputado na Arena da Amazônia, em Manaus, conforme determinou a Confederação Brasileira de Futebol. Serão nove jogos no Brasil e outras nove partidas fora de casa, contra os rivais sul-americanos, todos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA no Qatar. Em 2020, além das 18 rodadas classificatórias, serão realizados mais dois jogos preparatórios e a defesa do título da Copa América, competição que será disputada na Colômbia e na Argentina.
O primeiro compromisso da equipe comandada pelo técnico Tite será em março. Serão as duas primeiras rodadas das Eliminatórias com seis pontos em jogo. No Recife (PE), na Arena Pernambuco, a Seleção receberá a Bolívia, no dia 27 de março. Logo depois viaja para Lima, onde enfrentará o Peru no dia 31 do mesmo mês.
No total, a Seleção Brasileira disputará 27 pontos, de 54 possíveis, dentro de casa. Ou melhor, dentro de suas casas. Foram definidas oito diferentes cidades para receber os convocados do técnico Tite: Recife, Brasília, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte.
Na decisão das sedes prevaleceram os critérios técnicos, além da busca por um roteiro democrático, que atingisse todas as cinco regiões do país. “Essa organização com bastante antecedência é fruto de um trabalho que iniciamos em novembro do ano passado. Conhecemos bem as estruturas nos diferentes estados e fizemos um estudo muito aprofundado. Acima de muitas questões colocadas na discussão pautamos nossa decisão pela garantia de bons gramados e a certeza de que levaríamos a equipe para todas as regiões do Brasil”, explica o coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista.
A escolha das sedes no Brasil também levou em consideração a logística de deslocamento nas cidades, tanto internamente, quanto no traslado para os outros países. Vale ressaltar que a cada Data FIFA são disputados dois jogos: um em casa e outro fora. Abaixo você confere contra quem a Seleção jogará, aonde e quando.
Brasil x Bolívia
Local: Arena Pernambuco
Data: 27/03/2020
Brasil x Venezuela
Local: Estádio Mané Garrincha
Data: 03 ou 04/09/2020
Brasil x Argentina
Local: Arena Corinthians
Data: 13/10/2020
Brasil x Equador
Local: Arena Fonte Nova
Data: 12 ou 13/11/2020
Brasil x Peru
Local: Estádio Beira-Rio
Data: 30/03/2021
Brasil x Uruguai
Local: Estádio Maracanã
Data: 08/06/2021
Brasil x Colômbia
Local: Estádio Morumbi
Data: 02/09/2021
Brasil x Paraguai
Local: Arena da Amazônia
Data: 12/10/2021
Brasil x Chile
Local: Estádio Mineirão
Data: 11/11/2021
Em meio a disputa das Eliminatórias, a Seleção Brasileira também defenderá o título de campeã da Copa América. A equipe fará sua estreia na competição no dia 14 de junho, contra a Venezuela, na cidade de Cali, na Colômbia. Depois será a vez de enfrentar o Peru, no dia 18, em Medellín. A tabela segue com duelos com o Catar (23) e a Colômbia (27), em Barranquilla, e se encerra com o confronto entre Brasil e Equador no dia 1º de julho, em Bogotá
A CBF vai entregar às 15 horas desta segunda-feira (3), no auditório da sede da entidade, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, as insígnias da FIFA a 30 árbitros e árbitras nomeadas para o quadro internacional em 2020. Depois da cerimônia, o presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, apresentará o balanço do trabalho realizado no ano passado, com destaque para números e análises sobre a estreia do árbitro de video (VAR) no Brasileirão.
O novo quadro da arbitragem brasileira que terá ou manterá o escudo da FIFA no peito é formado por 20 árbitros (dez principais e dez assistentes) e dez árbitras (cinco principais e cinco assistentes). Confira a lista abaixo:
Alessandro Rocha Matos (BA)
Anderson Daronco (RS)
Bárbara Roberta da Costa Loiola (PA)
Bráulio da Silva Machado (SC)
Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Bruno Boschilia (PR)
Bruno Raphael Pires (GO)
Charly Wendy Straud Deretti (SC)
Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Deborah Cecília Cruz Correia (PE)
Edina Alves Batista (SP)
Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG)
Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Guilherme Dias Camilo (MG)
Kléber Lúcio Gil (SC)
Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Neuza Ines Back (SP)
Rafael da Silva Alves (RS)
Rafael Traci (SC)
Raphael Claus (SP)
Rejane Caetano da Silva (RJ)
Rodolpho Toski Marques (PR)
Rodrigo Henrique Correia (RJ)
Thayslane de Melo Costa (SE)
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Wilton Pereira Sampaio (GO)
Congresso da ACEB será parte integrante de Feira de Esportes em Curitiba
O Congresso da ACEB – Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – em 2020 promete ser o de maior repercussão na história do jornalismo esportivo. Será realizado em Curitiba, de 14 a 16 de fevereiro, como parte integrante da Amo Esportes Fair 2K20, a primeira feira de interação de esportes do Brasil.
A feira Amo Esportes Fair 2K20 vai debater temas ligados a 7 segmentos do esporte: jornalismo, medicina, nutrição, marketing, fisioterapia, preparação física e direito.
Cada um deles foi entregue a um parceiro, que vai realizar um meeting de palestras, debates e workshops
e o meeting de jornalismo esportivo será promovido pela ACEB.
Os temas selecionados pela diretoria da ACEB foram:
- Os rumos da Seleção Brasileira rumo à Copa de 2022;
- O futebol feminino no Brasil e a mulher no jornalismo esportivo;
- Olimpíada e Paralimpíada de 2020: as aspirações do Brasil para Tóquio.
- VAR: as mudanças na arbitragem do futebol;
- Mídias digitais: os novos caminhos da comunicação;
- Direitos de transmissão: as transformações no modelo tradicional de ver futebol;
- Os desafios da crônica esportiva: credenciamento e cobrança de direitos.
Congresso ACEB 2020: fique ligado no jornalismo de uma nova era.
Nacional vence o Velo Clube e se mantém vivo na Copa São Paulo de Juniores
O Nacional segue vivo na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. E ninguém pode dizer que não foi no sufoco. O clube amazonense abriu dois gols de vantagem em três minutos, aos 14 e 17 do primeiro tempo, recuou de forma exagerada, levou o empate, e quase a virada, mas contou con tarde inspirada de Max Nóbrega, autor de dois gols, sendo um deles um golaço, para vencer o Velo Clube-SP por 3 a 2. O outro gol do Leão foi de Kalil, enquanto o time da casa descontou com Vinicius e Victor Ferraz. A partida foi nesta segunda-feira, no estádio Benitão, pela segunda rodada da Copinha.
O primeiro tempo começou estudado, com poucas chances criadas nos primeiros 15 minutos. Prova disso é que a forma que o Nacional achou para tirar o zero do placar foi na bola parada. Gabriel Galvão cobrou escanteio na pequena área e, aos 14 minutos, Kalil subiu mais alto que todo mundo para abrir a contagem. O Velo sentiu o baque, e o Naça, que não tinha nada com isso, tentou tirar proveito. A estratégia deu certo três minutos depois. O Leão pressionou a saída de bola dos mandantes, forçou o erro do goleiro Micael, e a bola sobrou limpa para Máx Nóbrega ampliar. Aí o jogo esfriou. Muitas faltas e erros de passe chamaram atenção. E quando tudo parecia encaminhado para a vitória parcial por 2 a 0, o Velo achou um gol no acréscimos. O zagueiro Vinicius aproveitou cobrança de escanteio e diminuiu o marcador antes do intervalo.
A vitória do Naça deixou o grupo 6 ainda mais equilibrado. O Leão da Vila Municipal somou seus primeiros três pontos na tabela, os mesmos do Velo Clube e do Paraná, que encara o RB Brasil já já, no mesmo estádio. O time paranaense ainda é o líder, graças ao saldo de gols, enquanto o Velo segue em segundo, também por conta do saldo. O Naça, com a mesma pontuação, fica em terceiro, com saldo negativo de dois gols.
Com a vantagem parcial, o Nacional recuou. Chamou o Velo Clube para seu campo de defesa. A consequência foi que os mandantes começaram a gostar do jogo, apesar da falta de criatividade no meio de campo. E principalmente de pontaria na hora de concluir as jogadas. Ainda assim, Victor Ferraz, aos 24 minutos, recebeu cruzamento nas costas de João Bruno e subiu sozinho apara igualar a contagem. O gol de ânimo ao Velo, que passou a pressionar o Leão, que, mesmo inferior na partida, contou com tarde inspirada de Max Nobrega para vencer o jogo. O camisa 19 pegou de primeira na entrada da área e mandou no ângulo para dar números finais ao jogo.
A vitória do Nacional liquida um tabu que perdurava desde o dia 5 de janeiro de 2016, quando um clube do Amazonas obteve sua última vitória na Copinha. Na ocasião, o Fast venceu o Taboão da Serra-SP por 2 a 1. De lá para cá foram oito jogos e oito derrotas. O Fast perdeu quatro, sendo uma pela última rodada de 2016 e outrast três em 2017, e o Holanda perdeu as três de 2019. Em 2018, o Amazonas não contou com nenhum representante.
Texto: Globo Esporte – Foto: Divulgação/Nacional
A Seleção Brasileira conheceu a sua trajetória na Copa América 2020. Em sorteio realizado em Cartagena, na Colômbia, foram definidos os grupos da competição continental. O Brasil ficará na mesma chave que Catar, Equador, Peru e Venezuela, além dos próprios colombianos.
A Copa América começa para o Brasil no dia 14 de junho, contra a Venezuela, em Cali. Depois, é a vez de enfrentar o Peru, no dia 18, em Medellín. A tabela segue com duelos com o Catar (23) e a Colômbia (27), em Barranquilla, e se encerra com o confronto entre Brasil e Equador no dia 1º de julho, em Bogotá.
Coordenador da Seleção Brasileira, o pentacampeão Juninho Paulista ressaltou a força da Copa América, e ainda revelou que vê com bons olhos o revezamento do Brasil por diferentes cidades da Colômbia.
- É uma competição difícil, temos que valorizar muito. Já começamos a Copa América. Os quatro jogos são no ano que vem, mas o trabalho da logística já tem início hoje. Vamos viajar pela Colômbia e com certeza seremos bem recebidos em todas essas cidades – disse.
Presente em Cartagena para o sorteio, o auxiliar técnico César Sampaio avaliou positivamente o resultado do sorteio e mostrou confiança na Seleção Brasileira. - Nós já tínhamos uma prévia do grupo, o mais importante era a distribuição e os locais dos jogos. Em termos de logística, viajaremos um pouco mais, mas isso é tranquilo. Estamos confiantes. Temos a possibilidade de fazer uma boa preparação e vejo o Brasil com grandes chances na competição – analisou.
Atual campeão da Copa América, o Brasil vai até a Colômbia para defender seu título. A competição será sediada pelos cafeteros e pela Argentina, que recebe o outro grupo da primeira fase. O outro grupo será composto por Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Austrália e Catar são as duas seleções convidadas para esta edição da Copa América. A partir das semifinais, todos os jogos serão disputados na Colômbia.
A Seleção Brasileira foi representada no sorteio por seu coordenador, Juninho Paulista, o auxiliar técnico César Sampaio, além de Luis Vágner, supervisor, Hamilton Corrêa, administrador, e Aloísio Rocha, chefe de segurança da equipe. A CBF ainda contará com mais dois vice-presidentes no evento: Fernando Sarney e Marcus Vicente.
Tabela da Seleção
14/6 – Cali
Brasil x Venezuela
18/6 – Medellín
Brasil x Peru
23/6 – Barranquilla
Brasil x Catar
27/6 – Barranquilla
Brasil x Colômbia
1/7 – Bogotá
Brasil x Equador
Texto: Portal CBF / Foto: Lucas Figueiredo/CBF
